quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O Romantismo e alguns Românticos: Utopias, Homem das cavernas e Cafonice.

O Romantismo foi uma tendência intelectual que surgiu na Europa no século XVIII e teve seu auge aqui no Brasil no século XIX. No ensaio dessa semana venho trazer a minha visão sobre esse assunto nos dias atuais, um tema lindo e as vezes chato que é o Romantismo. Lindo pois trouxe uma inovação, intelectual,(em alguns sentidos)impulsionou a criatividade, a liberdade, direitos etc. Chato, pois os românticos (em sua maioria) achavam e acham ainda que seria melhor viver como o homem pré-histórico (o que é uma babaquice hipócrita). O Homem  Pré-Histórico ainda é aclamado por esses românticos de boutique, que desejam ser aquilo que não pode ser, idealizam, fogem da realidade, tem medo do futuro assolado pela ganância, pessimismo mediante a vida etc. Não descordo deles, acho bonitinho, porém, não sou hipócrita em dizer que o homem da pré-história (O qual nem conhecia a escrita e a roda) é melhor do que o homem "Moderno". Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) é um deles, precursor do romantismo, acreditava que o homem nascia bom, mas era a sociedade que o corrompia, daí ele usou a ideia do "bom selvagem". Depois desse pensamento de Rousseau várias frentes políticas e religiosas começaram a colocar toda a culpa de todos os problemas que se tem no mundo (acho que até os ETs ) na sociedade. Esse é o ponto Brega do romantismo, pois a sociedade é formada por homens (homens em sentido geral, não de gênero). Quando você começa a pensar que tribos, aldeias, Canibais e homem das cavernas são mais virtuosos, mais legais, bonitinhos e melhores do que o homem moderno é uma Piada, tudo bem, é lindo? então vai viver como eles, não como o homem moderno vive. Já ouvi muitos concordarem com esse tipo de pensamento, nada contra, porém, são pessoas totalmente dependentes de: Tv, Internet, carro, apartamento em frente ao mar, Livros e mais livros todos os meses (esse sou eu), viagens à Páris etc, Verdadeiros consumistas de carteirinha. E ainda se quer viver no Neolítico (que canalhice).  


Lá na era da pedra lascada, esses Homens, apesar de "ultrapassados" em uns sentidos, para o Homem moderno, estão muito a nossa frente (Segundo os Românticos). Eles Respeitavam muito a natureza, não só por questões religiosas (a religião deles era a Neopagã, talvez a primeira de todas), mas também por questões individuais e sociais, por exemplo: Eles de certa forma sabiam que faziam parte da natureza, e se sentiam menores e que poderiam ser destruídos por ela. Uma vez eu tava vendo Tv,e em uma das minhas buscas por algo interessante passei rapidamente por um desses canais "Religiosos" (que em sua maioria me confundo com o canal da Polishop) e vi uma citação infeliz de um líder religioso "Aqueles que são profanos, Deus castiga da pior forma, com Câncer, para você que negou a Deus, cuidado! (fiquei chocado). Para os românticos religiosos Bregas que acham que ter Câncer é algum tipo de castigo de Deus, por favor, se matem. Câncer é ruim? óbvio que é, porém é uma circunstância muita das vezes natural (outras vezes por muita mágoa ou ódio ou ação própria do indivíduo como fumar.), Doenças como essa são tão presentes na natureza biológica do homem, como formigas cortando folhas e levando ao formigueiro.


Outra questão que quero salientar nesse ensaio é a questão da bondade, todos os românticos são "bons". Amam à todos e são muito ligados à natureza, sendo que é um tremendo poluente, usa o carro para ir na padaria, ama trocar de móveis várias vezes ao ano etc. Não sou contra a nada disso, a questão é que: A prática desses românticos do novo século se contrapõe ativamente ao seu discurso "lindo e maravilhoso".


É muito fácil de se ouvir "save the whales", eu particularmente choro quando vejo cenas de matanças em alto-mar, odeio, não existe classificação para um ser como esse,não por que está na moda se revoltar contra a chacina de Baleias, mas por que compartilhamos da mesma natureza, não podemos escolher o destino de Baleias ou qualquer outro animal(por isso me tornei Naturalista). Porém, aqui também matamos Bois, Frangos, Porcos, em Países orientais alguns animais que comemos aqui são proibidos, são venerados em vez de consumidos. O que me incomoda nos Românticos é a hipocrisia, geralmente são pessoas que amam poluir o mar de todas as formas,e no outro dia estão em passeatas e manifestações, fazendo campanhas contra a matança de Baleias, vai entender essa breguice. Já comentei sobre isso no artigo sobre o Outro, a bondade exacerbada, a "pena" que se tem do homem que é ou foi maltratado pela sociedade "violenta" que só faz o mal ao pobre homem (eu sei caro leitor, a piada foi boa). 


Romântico é aquele que: é solitário, subjetivo, egocêntrico, individualista, idealista, sentimentalista, utópico etc. A Escola Romântica é de total importância Literária e Sócio-Filosófica,foi um marco na História e impulsionou a Revolução Francesa. Não sou nenhum antí-romântico, por favor, agora sempre existe verdades a serem ditas, verdades essas que sempre estão na nossa frente, ao nosso redor e como somos (esse somos é no sentido de massa, quantidade) Doutores em ignorância não queremos ver, não precisamos de inimigos, pois como dizia Hobbes "O Homem é lobo do próprio homem". A Filosofia busca esclarecer essas condições, o porque que somos assim? uma hora amamos o outro mais que a nós mesmos, em outro momento este é esmagado pelo nosso egoísmo. A coerência e a sinceridade são duas virtudes que ajudam ao mundo a caminhar para frente, mas é tão difícil entender isso? Não é só filosofar como dizia Descartes "Quem não filosofa é igual ao cego que não enxergou a luz do dia". Pensar é viver. Fica por aqui mais um Ensaio de um Jovem Escritor, "Pecador".


- Até a próxima semana, Caro Leitor!

Por: Davi Reis de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário