Por que interessar-se nas Religiões?
Independente de onde você vive caro leitor, sem dúvida tem visto por si mesmo como a Religião influi na vida de milhões de pessoas, talvez também na sua. Vemos em todo o mundo diferentes contrastes Religiosos, por exemplo em países onde se é praticado o Hinduísmo não é raro ver as na prática do puja - um ritual que pode incluir fazer oferendas a seus deuses, em forma de cocos, flores e maçãs. Além disso milhões de pessoas afluem anualmente ao rio Ganges, para serem purificadas pelas suas águas. Em países católicos, veem-se pessoas orando em igrejas e catedrais com um crucifixo ou um rosário na mão. As contas do rosário são usadas para contar as orações feitas com devoção a Maria. No Budismo, os monges trajando túnicas de cor açafrão, preta, ou vermelha, são vistos como símbolo de vida devota. Templos antigos, com o sereno Buda à mostra, são evidências da antiguidade da Fé budista. Por que o homem "em si" tem essa necessidade de acreditar em algo "Sagrado", Divino, Abstrato? O Papel da Religião desde o início da humanidade, das primeiras civilizações até os dias de hoje tem sido para dar um novo sentido a vida, que ela é possível e também para responder questões existenciais como: Por quê estamos aqui? de onde viemos? alguém nos criou? se criou, quem foi? o que o futuro me reserva? O homem ainda não foi capaz de responder essas e outras questões sozinho, por isso a necessidade incessante da Religião para dar respostas a essas questões por meio do "Sagrado". Tudo isso só é possível por meio da Fé, esta tem um poder de transformação e de crença de que a tem sem tamanho. O homem tem convivido com as suas provações e cargas, suas dúvidas e indagações, incluindo o enigma da morte. Os sentimentos Religiosos tem sido expressos de muitas maneiras, à medida que as pessoas se tem voltado para Deus ou deuses, em busca de bençãos e refrigérios e encontrado na Religião uma base sólida de confiança por meio da fé.A História da Religião é tão antiga como a História do próprio Homem, segundo os Arqueólogos e Antropólogos que investigam essa Relação humana com a Religião desde a Pré-História. Mesmo entre as civilizações mais remotas, primitivas e pré-históricas é notável a presença religiosa, do indeterminado, segundo o The New Encyclopedia Britânica (Nova Enciclopédia Britânica) afirma que: "Até onde os peritos conseguiram descobrir, jamais existiu um povo em qualquer parte do mundo que não fosse de algum modo Religioso."
Com a diversificação geográfica nos processos de mudanças ao longo da História, vemos também uma variedade cultural e Religiosa, por exemplo, os caçadores de cabeças nas selvas do Bornéu, os esquimós no gelado Ártico, os Nômades do mundo e muitos outros - Todos com seus Deuses e Crenças. Com essas Variações surgem diversas perguntas a respeito, de onde de origina todas essas Religiões e Crenças? e ainda mais é razoável supor que a religião a nós imposta por ocasião do nascimento seja necessariamente a inteira verdade?. Analisando de forma crítica vemos que a maioria das Religiões tem um conjunto de crenças ou doutrinas bem distintas de outras, estas podem constituir uma teologia bastante complicada de ser entendida. Todavia, o princípio da causa e efeito aplica-se em todos os casos.
Por que o Homem é Religioso?
Os seus ensinamentos teológicos e éticos de cada religião deve influir na personalidade e na conduta moral do seguidor. Assim, a moral religiosa de cada pessoa será um reflexo na formação religiosa dessa pessoa. A Religião, a busca do Sagrado, respostas para questões existenciais são apenas parte de todo um macro que é a Religião, a necessidade é notória. No Livro Religiões do Mundo - Da História Antiga do Presente diz: O estudo da Religião revela que um de seus importantes aspectos é o anseio de encontrar valor na vida, uma crença que a vida não é por acaso, acidental, e sem significado. A busca de significado leva a fé num poder superior ao humano, e, por fim, a uma mente universal ou super-humana que tem a intenção e a vontade de preservar os mais elevados valores para a vida humana"
Portanto Finalizamos essa pequena introdução ao pensamento religioso observando que a Religião satisfaz uma necessidade humana básica, assim como o alimento satisfaz a nossa fome. Sabemos que comer indiscriminadamente quando estamos famintos pode aliviar a agonia da fome; a longo prazo, porém, prejudicará a nossa saúde. Para termos uma vida sadia, necessitamos de alimentos sadios e nutritivos. Igualmente, precisamos de alimento espiritual sadio para manter nossa saúde espiritual.
Por: Davi Reis de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário